sábado, 27 de fevereiro de 2010

Com8s - Educar nunca foi tão fácil!


Ensinar nunca foi uma tarefa fácil e, actualmente, atendendo aos avanços a nível das ferramentas informáticas e de outras tecnologias, é cada vez mais difícil atrair a atenção e o interesse dos alunos. Com o advento da Internet e de novas Tecnologias, transmitir conhecimento não é algo que possa ser feito apenas na sala de aula. A troca de conteúdo pode (e deve) ser feita através de outros critérios que não apenas o do ensino in loco.
O Com8s é uma ferramenta online que tem como objetivo ajudar as pessoas a partilhar os mais diversos arquivos e assuntos com outros de forma fácil e rápida. Criado com o objectivo específico de ajudar na educação à distância, o Com8s também pode ser utilizado para a  troca de arquivos entre amigos ou entre indivíduos de uma mesma empresa.
A ideia do Com8s lembra bastante o de uma rede social, com a diferença de se poder guardar documentos e conversar com outros em tempo real, como acontece num mensageiro instantâneo (MSN). A ideia é que cada um convide outros com os quais precisa trocar determinadas informações e crie uma rede de alunos ou companheiros de profissão.



Com o Com8s, há partilha de espaços não apenas com conhecidos, mas também com outros participantes do site. Além disso, é possível criar espaço para os seus companheiros, os “co-mates” e organizá-los de acordo com aquilo que gostaria de compartilhar com cada grupo.
O Com8s conta ainda com a opção de adicionar complementos, as chamadas gadgets, para que cada espaço seja organizado conforme a sua necessidade. É possível escolher ferramentas que ajudem a organizar as tarefas em cada um dos grupos de interesse.
A troca, partilha e evolução fazem parte de um bom método de ensino. O Com8s é uma ferramenta que traz tudo isso, facilitando a vida de alunos e professores, ao mesmo tempo em que estreita os laços com amigos e colegas.
Para usar o Com8s é preciso primeiramente criar um cadastro. Preencha os principais dados e aceitar os termos do site. A seguir, é só chamar amigos para fazer parte da ferramenta e começar a trocar arquivos e ideias.

Saiba mais em http://www.com8s.com/

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

TECNOLOGIA DE PONTA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Máquinas adaptadas promovem inclusão para todos

Máquinas adaptadas promovem inclusão para todos!

Há dois séculos, a Revolução Industrial possibilitou uma série de invenções tecnológicas, que resultaram no avanço económico de muitos países. Permitindo a mecanização de processos que antes eram realizados apenas pelo homem, as máquinas tornaram-se sinónimo de mudança e progresso. Actualmente, no mundo globalizado onde as fronteiras entre os territórios podem ser 'invadidas' virtualmente em segundos, esses aparelhos, inicialmente criados para alavancar a produção e, consequentemente, a prosperidade do sistema capitalista, hoje também se adaptam às necessidades de milhares de pessoas, promovendo inclusão social.
Máquinas especiais

Para um estudante portador de deficiência visual, o computador é muito mais do que um instrumento de trabalho, diversão ou busca por conhecimento. Através de softwares que convertem o conteúdo da Internet em síntese de voz – como o Jaws, o Dosvox ou o Virtual Vision –, é possível a estas pessoas navegar na web, conversar com os amigos e fazer trabalhos da faculdade sem a ajuda de ninguém. O programa permite diversas configurações: pode-se alterar a velocidade da fala, o idioma e a voz, que pode ser feminina ou masculina. O 'braille falado' permite que fazer anotações de forma rápida. Com sete teclas, a máquina grava o que é digitado e reproduz em áudio.
Esta é, sem dúvida, uma forma de inclusão e igualdade.
Os programas conversores para invisuais não lêem fotos, gráficos e tabelas, no entanto, a utilização de todos os recursos possíveis permite a estas pessoas aproximar-se, em termos de qualidade de vida, dos que não partilham destas dificuldades. Por exemplo, no MSN o leitor/conversor informa o que as imagens (bonecos emotivos) disponíveis do chat virtual significam.  
Há muitos outrso recursos já disponíveis, como por exemplo, utilizar o computador para aprender a tocar piano. Através de outro software específico (o Ply), que transforma partituras em braille, é possível ao invisual ler a música.

Pode afirmar-se que as ferramentas web assumem um papel fundamental na inclusão de todos na sua comunidade e no mundo.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Jogos ajudam deficientes visuais a mapear o mundo real...

Três jogos já são usados por pesquisadores com esse objectivo.
Há mais de 50 jogos baseados em sons para deficientes visuais.
A realidade virtual pode permitir que os utilizadores de Jogos de vídeo escapem do mundo real, mas um grupo de pesquisadores está a utilizar os seus recursos para ajudar pessoas portadoras de deficiência visual a voltarem ao mundo real, navegando por lugares que realmente existem.
Pesquisadores da Universidade do Chile e da Harvard Medical School estão a usar três jogos de computador baseados em sons que permitem que jogadores naveguem por um labirinto, um sistema de metro e edifícios reais, com base em indicações auditivas.
O jogo funciona, essencialmente, pela interpretação de informações geradas por sons espectrais, tais como pegadas e batidas à porta”. O jogador usa um teclado para se mover e interagir com o mundo virtual. Por meio de uma interacção sequencial com um ambiente virtual em 3D, o utilizador aprende a construir um mapa cognitivo espacial daquilo que o cerca. O objetcivo é desenvolver jogos com base em sons que ajudem crianças com deficiências visuais a desenvolver capacidades espaciais, cognitivas e sociais.
A investigação tem-se concentrado no desenvolvimento de um software de jogo como ferramenta de reabilitação, de forma a permitir que utilizadores deficientes visuais avaliem edificações desconhecidas virtualmente antes de as percorrer na vida real. Simultaneamente, são conduzidos estudos com imagens de ressonância do cérebro para determinar de que forma os cérebros de indivíduos com deficiência realizam essa tarefa. Há mais de 50 jogos baseados em sons disponíveis para os deficientes visuais.
O Audiogames.net traz informações sobre muitos jogos, assim como descrições e links para downloads. O site apresenta ainda jogos tanto para Pcs e portáteis: Game Boy Advanced e o DS, ambos da Nintendo, como jogos desenvolvidos sob plataformas livres, como Moosic.
Já o site Playinginthedark.net oferece jogos de corrida, inclusive o jogo Top Speed já traduzido para português.
Há ainda uma panóplia de outros sites com informação sobre jogos especialmente concebidos para invisuais:

Estes sites possibilitam efectuar o download de diferentes jogos aplicados a pessoas com deficiência visual.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tecnologia apresenta-se como uma esperança para pessoas com deficiência...


As pessoas com deficiência apresentam múltiplas dificuldades em realizar tarefas simples do dia-a-dia. Nesse âmbito, as novas tecnologias, nomeadamente as ferramentas Web, constituem uma mais-valia para estas pessoas, na medida em que possibilitam um aumento significativo da sua qualidade de vida.


Tecnologia para portadores de deficiência visual
Os ledores de tela

Para um cego, ao contrário do que se possa pensar, a Internet também facilita a vida. Existem equipamentos chamados "ledores de tela", que lêem os códigos da web e  reproduzem-nos sonoramente por meio de sintetizadores de voz. Os cegos, precisam, no entanto, aprender códigos como o html, em que certas páginas são escritas, para entendê-las de todo.

O problema do acesso desse tipo de deficiente ao mundo digital não é pequeno, pois é difícil convencer todos os produtores de conteúdo na web a usarem códigos acessíveis à leitura dos cegos. Certos webdesigners precisam de linguagens complicadas para aplicar cores variadas, formas e gráficos complexos em sites.
Há um serviço de busca no Google chamado Accessible Search (Busca Acessível) que organiza os sites em ordem de simplificação de linguagem, facilitando o uso dos ledores de tela.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

5º Aniversário Youtube (15/2)...

O youtube comemora hoje 5 anos de existência, tendo surgido em 15 de Fevereiro de 2005 das mãos de 3 jovens (Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim), que o criaram com o intuito de partilhar os vídeos de viagens entre si.
Não imaginavam o sucesso que a ferramenta viria a alcançar, enquanto o desenvolviam nas horas livres do trabalho na PayPal, empresa que geria transferências online.
O primeiro vídeo foi apenas publicado a 23 de Abril do mesmo ano, e exibia uma visita de Karim ao zoológico de San Diego.

Em pouco tempo, o youtube tornou-se no mais popular site de partilha de vídeos em todo o mundo. A sua venda à Google foi anunciada em 9 de Outubro de 2006, menos de dois anos depois da sua criação,  pelo valor de USD$1,65 biliões em acções.

O vídeo The History of YouTube, apresenta os acontecimentos que marcaram a história desta aplicação, actualmente usada por milhões de pessoas, por dia.


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Protecção Ambiental na Web

O Yahoo e a Microsoft resolveram ter uma palavra a dizer na protecção ambiental.
Criaram um motor de busca, em http://ecosia.org, em que 80% das receitas revertem para o programa de protecção das florestas tropicais do Fundo Mundial para a Vida Selvagem.


sábado, 6 de fevereiro de 2010

Como Inserir Música no Blogue...

Existem várias formas de pôr música no blogue. A mais simples é através dos sites tipo o Odeo ou DivShare onde é possível hospedar alguma música específica ou escolher entre as música de outros utilizadores.
Para colocar o som no blogue é necessário aceder à música e copiar o código. No Odeo, o código fica abaixo do 'aparelho de som' >> embeddable player.


 
 
 
 

 

Manual Web 2.0 para professorres...

O Ministério de Educação disponibiliza gratuitamente um manual sobre as ferramentas da web2.0 voltadas para o professor e a sua prática docente.

O livro agrupa artigos de 13 professores formando mais de 200 páginas sobre o tema e é o resultado de um encontro sobre esta tecnologia, realizado na Universidade do Minho.

Consulte o manual em: