A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: oral, escrita, gestual ou através de mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações.
A globalização é um processo de interacção e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações, processo esse impulsionado pelo comércio e investimento internacionais, com o auxílio da tecnologia de informação. A Globalização tem efeitos sobre o ambiente, cultura, sistemas políticos, desenvolvimento económico e prosperidade.
A vasta lista de serviços actualmente disponíveis on-line está a crescer constantemente. Milhões de pessoas em todo o mundo utilizam o correio electrónico (e-mail), navegam na World Wide Web, lêem e respondem a mensagens de listas de distribuição de notícias (newsgroups), participam em grupos de conversa em directo (chat), entre muitas outras actividades que realizam em linha (on-line).
As Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC) estão a provocar mudanças a todos os níveis: educativo, cultural e social. A entrada no mundo da informação digital, o ensino à distância, o e-mail, o e-government, o e-banking, a vídeo-conferência, as compras on-line, etc, estão a mudar significativamente a nossa forma de viver e, portanto, a nossa forma de acompanhar as novas gerações. Para uma criança ou jovem, nascido na "Era da Tecnologia", seria impensável não poder usar o telemóvel, o mp4 ou a Internet.
São conhecidos vários projectos para a educação, vários métodos pedagógicos, várias formas de aprender e ensinar; mas ainda não está devidamente estudada e explorada a forma como, nos espaços escolares, os professores intervêm nos processos de apropriação do on-line por crianças e jovens nos seus usos formais e informais. Para os mais jovens, a literacia computacional e o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são quase sempre precedidos de uma aprendizagem informal, em casa, no jardim-de-infância ou no ATL e através da cultura do jogo electrónico offline – como o Game boy (consola portátil lançada em 1989), entre outras. Aliás, o acesso massivo das crianças a este tipo de dispositivos é anterior ao seu acesso ao computador e teve sempre uma grande importância na indústria do entretenimento. Os jogos de vídeo/consolas constituem para os mais novos o primeiro contacto e treino no mundo IT (Information Technology).
De facto, por um lado, a televisão é um dispositivo passivo, as crianças podem ver e ouvir mas não podem interagir, ao contrário do que acontece com os jogos de vídeo/consolas ou com o acesso à Internet, uma vez que estes dispositivos permitem uma grande interactividade. Nos livros, como na Internet e nos jogos, as imagens cada vez ocupam mais espaço, têm mais importância e nem sempre precisam de uma explicitação escrita. No discurso dominante, o brincar e jogar, sobretudo quando relacionados com a escolarização e a instituição escolar, aparecem quase sempre como actividades secundárias. À medida que a importância da TIC vai aumentando na configuração da nossa vida social e dos nossos hábitos quotidianos, a falta de conhecimentos e domínio das tecnologias da informação e comunicação (iTICeracia) entre o corpo docente pode desinteressar os alunos, uma vez que as suas expectativas em relação a esta área é enorme, dificultando a relação aluno/professor, porque os afasta dos interesses das crianças e jovens, e pode ainda limitar o sucesso do processo ensino-aprendizagem nas escolas.
O eXelearning é uma ferramenta de autor, que permite rapidamente e sem conhecimentos técnicos, desenvolver um curso de e-learning em HTML, sendo especialmente adequada a formadores e professores sem competências na produção de conteúdos para e-learning. As ferramentas web 2.0, como blogs, wikis ou redes sociais, têm sido utilizadas para enriquecer experiências de e-learning. O sucesso do microblog, de que o Twitter é o rosto, coloca questões sobre de que forma esta ferramenta pode ser usada em e-learning.
Em http://www.colaborativo.org/blog/2009/09/15/qual-o-valor-educacional-do-twitter é apresentado uma comparação muito esquemática, sucinta e interessante entre o valor educacional do blog e do microblog (twitter).
Por ser aplicável em e-learning, o blog apresenta vantagens em relação ao twitter.
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