sábado, 30 de janeiro de 2010

Twitter e WiKi

Twitter  

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos utilizadores enviar e ler actualizações pessoais de outros contactos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portáteis. Esta ferramenta foi criação em 2006 por Jack Dorsey, e desde então o Twitter ganhou uma extensa notabilidade e popularidade em todo mundo, sendo, por vezes descrito como o "SMS da Internet". As actualizações são exibidas no perfil do utilizador em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Os usuários podem receber as actualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou um programa especializado. Através da Internet o serviço é gratuito, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefónica.
Em Novembro de 2008, Jeremiah Owyang estimou que o Twitter tenha de 4 a 5 milhões de utilizadores.
Em Maio de 2009, um estudo analisou mais de 11 milhões e meio de contas de utilizadores.
Em Fevereiro de 2009 o blogue "Compete.com" atribuiu ao Twitter oterceiro lugar como rede social mais usada (Facebook em primeiro lugar, seguido do MySpace).
Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sites parecidos foram lançados ao redor do mundo.
Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que apenas 10% dos utilizadores produzem 90% do conteúdo.
Em Janeiro de 2010 foi realizada a primeira conexão e acesso pessoal à Internet de origem espacial, utilizando o Twitter. O astronauta Timothy Creamer, escreveu "Hello Twitterverse" no serviço de microblogging, através do endereço do Twitter:
O dia 11 de Novembro de 2008 marca a criação de um espaço da Presidência da República no Twitter 
O Twitter, com a sua crescente utilização por parte dos utilizadores portugueses, e como espaço de partilha rápida de informação, foi considerada uma rede social onde fazia sentido a presença da Presidência da República,


Wiki

As wikis são significativamente diferentes de outras páginas da Internet pelo seu conteúdo poder ser editado pelos utilizadores que por ele navegam. Por exemplo, um artigo poderá ser permanentemente editado e modificado, por usuários e visitantes, ao longo do tempo, o que permite corrigir erros, complementar ideias e inserir novas informações. Assim, o conteúdo de um artigo é actualizado através de uma intervenção colectiva.
Os problemas que se podem encontrar em wikis são artigos criados por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto, ou situações de vandalismo, em que o conteúdo do artigo é adulterado.
Porém, o intuito é, justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com mais conhecimentos ou que apresente diferentes abordagens ou perspectivas!

Sem comentários:

Enviar um comentário